Sobre Nós

Instituto Fonte de Vida

O que é? É uma IPSS de quase vinte anos de existência; desde a sua génese tem servido essencialmente nas valências para as quais se sente vocacionada, sendo orientada por uma filosofia cristã inspirada na máxima bíblica : “…Não nos cansemos de fazer o bem…”, ou na máxima popular: “faz o bem sem olhar a quem…” .

O que tem feito?

1 - Nas toxicodependências, o IFV tem feito campanhas de prevenção e controlo tabágico e do consumo de álcool. Tem oferecido alternativas desportivas e lúdicas junto dos jovens mais desfavorecidos, para que estes usem bem os seus tempos livres, longe daquilo que não é saudável.

A sede na Av. da República é usada para semanalmente motivar toxicodependentes para um programa de recuperação em centros de estada prolongada de um ano. O programa visa não só o abandono dos consumos, como uma mudança de hábitos de vida. Tendo já enviado mais de 250 utentes, temos uma taxa de sucesso de cerca de 30%.

Conhecedora do trabalho desenvolvido pelo IFV, a C.M. Lagos concedeu uma antiga escola primária desativada que foi recuperada e que foi transformada numa “Casa de Reinserção”. O objetivo é proporcionar ao jovem que acabou o tratamento, uma reinserção gradual na família e no mercado socio-laboral. Este espaço já recebeu e apoiou 25 utentes, alojando atualmente uma ex-reclusa com sua família. Sempre que possível o IFV também arranja emprego através de empresas parceiras.

2 - Alojamento gratuito - Em protocolo com a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, o IFV já instalou nos seus 9 cómodos numa Quinta mais de cinquenta pessoas. Em regra geral os utentes compõe-se de sem-abrigos, desempregados, e reformados com baixas pensões de reformas e que não podem sequer alugar um quarto.

3 - Distribuição de refeições cabazes de alimentos - No IFV, todas as quintas-feiras às 20:00 hs, na nossa sede, são distribuídas de 40 a 80 refeições (dependendo da época do ano).

4 - Distribuição de outros bens: roupas, mobílias, eletrodomésticos, livros, brinquedos, e géneros alimentícios, que são angariados através de doações anónimas, guardadas e distribuídas a quem delas necessite.

5 - Comparticipações pontuais em medicamentos, gás, eletricidade, passes sociais, etc. O IFV, sempre que possível, através de donativos dos seus sócios, tem comparticipado financeiramente, ajudando no pagamento dos itens acima mencionados. Recentemente um grupo de sócios do IFV, doou uma bicicleta elétrica a um utente.

6 - Apoio psicológico - O IFV presta semanalmente apoio psicológico a pessoas que necessitam de psicoterapia. Ao longo dos últimos 3 anos o IFV proporcionou gratuitamente 620 consultas a 117 utentes, sem condições económicas.

7 - Os gaditas - São um grupo de jovens que ajudam pessoas de idade e sem quaisquer condições financeiras. Pinturas, limpezas, etc. Foram apoiadas no ano de 2015, dez famílias.

Este trabalho foi maioritariamente desenvolvido por voluntários, um assistente social, um estagiário e uma psicóloga, e com o apoio financeiro de algumas empresas.

Com o fim de angariar fundos, foi realizado na Adega Marina, um jantar onde estiveram presentes 126 pessoas, bem como a Presidente da CML e do Presidente da Junta de Freguesia S. Gonçalo de Lagos; muitos sócios e convidados. Agradecemos aos nossos habituais patrocinadores: Pebble Pools, Adega da Marina, Intermarchê, Crisbolo, Sara Nossa Terra; Mimar, Restaurante Reis, Restaurante O Charco, Jumbo, PcFix e Fisiolabor.

Ao apoiar o IFV, ajuda a suprir as carências do seu próximo. Você pode doar o seu tempo, bens ou dinheiro.

“É NECESSÁRIO QUE MUITOS DÊEM UM POUCO, PARA QUE ALGUNS TENHAM O NECESSÁRIO”.